segunda-feira, 23 de setembro de 2013

TRILHAS E EFEITOS SONOROS - FREE

Excelente local para você pesquisar e usar trilhas e efeitos sonoros para seu projeto. São dezenas de categorias e subcategorias. Para acessar CLIQUE AQUI ou na imagem abaixo.


sábado, 21 de setembro de 2013

EFEITOS SONOROS - ENCICLOPÉDIA DO SOM - FREE

Este é um local imperdível onde há milhares de efeitos sonoros free, todos os gêneros e categorias. É a Enciclopédia, a Bíblia do som com domínio público. Excelente para seus projetos. para acessar CLIQUE AQUI 



TRILHAS FREE

Trilhas espetaculares e free para você usar em seu projeto. Várias Categorias e Gêneros. Basta CLICAR AQUI

curso sound forge free tutorial

Sound forge, curso de edição de audio, Gravação, Mixagem , Masterização

Instalando plugins VST no sound forge e configurando ROTATOR

Afinando uma voz com o melodyne

Exercícios de Afinação [Aula de Canto]

Exercícios de Afinação: Glissando e Staccato

Respiração I - Técnica Vocal

A instrutora de canto Natália Sandim fala sobre tipo, modo e apoio respiratório, além de exercícios para o treinamento correto da respiração.

Aquecimento Vocal I

A instrutora de canto Natália Sandim mostra exercícios e dá dicas para aquecer a voz.

Classificação Vocal - Técnica Vocal

Natália Sandim fala sobre classificação vocal; diferenças entre o canto erudito, coral e popular; critérios usados na classificação das vozes e explica como essa classificação é feita.

Afinação I - Técnica Vocal

Natália Sandim dá dicas sobre controle da emissão vocal, treinamento auditivo, escolha do tom ideal e outras dicas pra melhorar a afinação.


Construindo uma porta acústica - Building soundproof door


Porta com isolamento acústico

Door soundproofing


Trantamento Acústico

Vídeo sobre a Oficina de Tratamento Acústico para Home Estúdio 

TRATAMENTO Acústico para estúdio de Gravação

AUTO TUNE O SEGREDO REVELADO

Tutorial Sound Forge fazendo Chamadas e Aberturas

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

TIPOS DE MICROFONE

TIPOS DE MICROFONE 

Por Hal Robertson.


     Se você quiser gravar algum áudio, obviamente vai precisar de um microfone.
Mas qual o tipo e por quê? O que combina com o produtor de vídeo pode não ser o melhor para suas necessidades.
     Os microfones são uma categoria interessante de ferramentas de vídeo, em uma espécie de modo geeky (nerd), um caminho de mais conhecimento. O objetivo principal de qualquer microfone para produção de vídeo é o mesmo: converter a energia acústica em um sinal elétrico para uso em gravação. Mas é aí que as semelhanças terminam. Daquele ponto em diante, as variações parecem intermináveis. No high-end, topo de alta qualidade, existem microfones condensadores de estúdio com grandes diafragma que se destacam na captura de voz e música. No low-end, os de baixa, são os microfones em nossos celulares, que funcionam bem para a comunicação, mas é só isso. Em cada ponto no meio, existem microfones especiais para praticamente qualquer situação durante a gravação de áudio para vídeo.
     Se você está trabalhando em um estúdio de produção de áudio ou capturando  em campo, há um tipo de microfone para você em seu equipamento de estúdio de som.

Microfones embutidos

     A menos que você esteja gravando com uma câmera de cinema high-end, as probabilidades são de que a câmera que você usa tem um ou mais microfones embutidos.  É também provável que você não esteja muito impressionado com a qualidade. Tudo bem, você não está sozinho. Há uma explicação perfeitamente razoável para isso. Porque o microfone está ligado à câmera, ela estará naturalmente a alguma distância do seu assunto. Quando o microfone está longe da fonte, ele pega tudo entre os dois. Então, ao invés de vozes limpas e claras, você pode ouvir as vozes enterradas em ruídos ambientais ou ecos da sala quando você está gravando.
     Este problema tem criado uma categoria completamente nova de produto de áudio: o gravador de áudio portátil. Quando usado com microfones externos aproxima-se da fonte, gravadores portáteis são grandes soluções. No entanto, muitos shooters (shotguns, booms) simplesmente planta o gravador de áudio no topo de sua câmera ou montá-lo em seu equipamento de alguma forma. Isso é ótimo para a gravação de ruído da multidão, mas não faz nada para resolver o problema embutido à distância.
     Não é realmente culpa do microfone. Na verdade, a maioria dos microfones embutidos soam bem em um estúdio de gravação ou cabine vocal. Por essa razão, é possível redirecionar sua câmera como um equipamento de gravação de voz -over. Basta controlar a distância entre o microfone e a voz e eliminar o máximo o ruído de fundo e ecos possíveis. Infelizmente, enquanto o microfone está montado na câmara, é melhor utilizado para a gravação de som ambiente e, como uma referência de sincronização para gravação separadas.

Mics portáteis

     Observe a foto acima: Microfones de mão são rápidos e eficazes, mas se você quer que o repórter, ofereça aos seus telespectadores menos distrações não enquadrando o microfone junto ao repórter como na figura. 
     
     Muitas vezes chamados de mics da vara, microfones de mão são do tipo que você vê em palcos ou nas mãos de um repórter de campo. Microfones de mão são portáteis e, geralmente, muito durável. Eles também são projetados para uso pesado em uma ampla variedade de ambientes e aplicações desafiadoras.
     Quando você quer ser rápido em questões de correria para conseguir alguma captação, uma gravação de entrevista, coletiva ou sair correndo atrás de alguma celebridade,  não há maneira mais rápida de conseguir isso do que com um microfone de mão. Coloque um desses em mãos talentosas, de repente, eles representam um repórter em uma história quente. Outra aplicação popular é em infomerciais. Usando a entrevista de rua como um chamariz, o repórter pode interrogar rapidamente as pessoas sobre a sua experiência com o produto, dando autenticidade aos clips. 
     Você também vai ver este tipo de microfone em palcos, se é uma cerimônia de premiação ou até mesmo um show de comédia ao vivo. Microfones de mão são os preferidos para estas aplicações, e é um bom ponto de referência. Outros usos comuns fora da câmara são para efeitos de reunião com som e até mesmo dublagens ou narrações. Naturalmente, este tipo de microfone é altamente visível e você nunca vai ver um em no interior de um set de notícias. Da mesma forma em entrevistas sentadas e outras situações onde o microfone deve ser invisível.      Mas, em certas circunstâncias, você pode colocar o microfone apenas para fora do quadro e ainda capturar grande áudio. 

Microfones de lapela

     Observe a foto acima: Colocar uma lapela de roupas pode ser uma ótima opção parar um microfone junto ao seu entrevistado. Ao ar livre, adicione uma pequena espuma, apropriada, para bloquear o ruído do vento.
     
     Também conhecido como microfone de lapela, o microfone de lapela é uma coisa pequena que normalmente é própria para uma camisa, jaqueta ou gravata. Você também pode anexá-los com pins de gravatas, ímãs e até mesmo fitas adesivas, se necessário. Porque eles são tão pequenos, que muitas vezes passam despercebidos e são um favorito para âncoras e temas de entrevista. Enquanto o preto é a cor mais comum, alguns lapelas estão disponíveis em branco, bege e marrom. Talk shows e redes de notícias, muitas vezes estocam vários em cores diferentes para combinar com a roupa de seus anfitriões e convidados.

     Ao utilizar um microfone de lapela em um ambiente externo, você pode precisar adicionar uma espuma apropriada para minimizar o ruído do vento. Isto será adicionado ao perfil do microfone e pode eliminar a vantagem do pequeno tamanho. Nestes casos, é comum prender o microfone sob a roupa fina, como uma camisa ou blusa. Isso geralmente é feito com uma tira de fita adesiva. As roupas agem como um protetor de vento simples e, enquanto não houver várias camadas de roupas sobre o microfone, ele deve capturar bem. Certifique-se de verificar se há roupas que causam ruídos antes e durante a gravação.

     Outro truque de lapela é o de estar usando o corpo do sujeito como um escudo - para bloquear o vento ou ruído de fundo. Com o vento ou sons que bloqueiam a parte de trás do entrevistado ou ator, você vai capturar som mais claro e simplificar o seu trabalho na edição. Uma dica final: sempre tenha ao alcance das mãos, um clipe de microfone. Essas coisas vão faltar mais rápido do que o seu telefone celular ou controle remoto da TV e eles são uma parte essencial do kit. Além disso, você não pode simplesmente ir até a loja local da eletrônica e comprar um substituto.

O Microfone Shotgun

     Observe a foto acima:  O som à partir de muitas fontes diferentes. Dirigíveis ou casulos, como conhecemos, são gaiolas cobertas de material de pele, como as que envolvem o microfone e deve ser usado para mascarar o ruído de vento forte.

     Mics shotgun tem o seu nome a partir de sua forma. Muito parecido com o cano de uma arma, microfones shotgun são longos e magros. Seu padrão de captação é principalmente a partir da frente do microfone como um conjunto pulverizador de água corrente.   Este tipo de microfone é o favorito absoluto no cinema e sets de TV e é versátil o suficiente para usar em muitas outras situações também.

     Ao contrário de alguns dos outros mics, o microfone shotgun não está necessariamente ligado ao individuo. Na verdade, embora possa ser portátil, na maioria das vezes ele é montado em uma vara comprida e operado por um profissional de áudio ou assistente.  Com esta configuração, o operador de áudio pode colocar o microfone perto do individuo,  mantendo-o apenas para fora do quadro da cena. Isto é normalmente feito em cima, mas  a técnica também funciona abaixo quando necessário.

     Porque eles são altamente direcional, mics shotgun fazem um bom trabalho de isolar o som que você vai gravar - contanto que eles estejam apontando na direção certa.  Monitoramento em fones de ouvido é muito importante com este tipo de microfone. A menos que você esteja fazendo uma entrevista estática e sentada, você não pode apenas configurá-lo e esquecê-lo. Mantendo o assunto na faixa de captação pode se tornar um problema. Um microfone shotgun em uma vara de boom ainda é uma solução de áudio muito portátil e de alta qualidade. É por isso que os profissionais usam.

     Ao trabalhar do lado de fora, externamente, com um microfone shotgun, você vai precisar usar um casulo. O modelo de espuma que veio com o microfone não vale nada com nada além de um casulo, então dê uma olhada em um dispositivo conhecido como um dirigível ou Zeppelin. Estes são gaiolas tubulares para o seu microfone shotgun e o exterior é coberto geralmente com material de pele. Isso quebra o vento antes que ele possa chegar ao microfone e deve deixá-lo apontar em um vento forte sem nenhum problema.

Microfones parabólicos

     Um tipo de microfone que raramente podemos citar é o microfone parabólico. É um dispositivo altamente especializado, que é frequentemente usado em transmissões esportivas, mas tem outros usos também. Este é um prato grande, tipo uma antena parabólica, com um microfone colocado no ponto focal - muito parecido com o feedhorn em uma antena parabólica. Ao colocar o microfone neste local, ele pega o som focado nele por reflexão do prato. Enquanto um microfone shotgun pode ser muito direcional, um microfone parabólico é mais como um laser.

     Usando um microfone parabólico, você pode pegar vozes, ruídos de animais e outros sons a grandes distâncias. Ao invés de vários metros, agora você está olhando para coleta de áudio de vários metros - ou até 160 metros de distância - o comprimento de um campo de futebol. A distância extrema de captação tem lá o seu custo. Microfones típicos parabólicos carecem de frequências baixas e clareza e pode ser difícil de alcançar sem pontaria cuidadosa.
     Você não vai fazer captação de diálogo sério ou locuções/narrações com um microfone parabólico, mas é ótimo para pegar uma torcida de futebol, sons da natureza, de vigilância ou até mesmo a realidade de áudio da TV.

Escolha de um Mic - Qualquer Mic

     Sabendo quais os diferentes tipos de microfones são usados será útil quando se dá a gravação de áudio para vídeo. Não há nenhum ponto na construção de todo o seu projeto  em torno de equipamentos que não podem fazer o que você precisa. Se você estiver no mercado para comprar um novo microfone, esta informação pode ajudar você a tomar uma decisão mais acertada. Se você está indeciso para um certo tipo de microfone,  primeiro teste as coisas quando você ainda tem alguns minutos. Também preste atenção à forma como estes microfones são usados ​​nos meios de comunicação. Ele vai ajudar você a ter uma idéia para o microfone e vai fazer você parecer mais confiante e profissional quando os outros estão assistindo.

Sidebar : Wireless Indo

     Qualquer microfone pode ser sem fio, se é isso que você precisa. Na verdade, a maioria dos microfones de lapela são encontrados já em pacotes sem fio. Vários fabricantes oferecem plugs módulos sem fio que podem transformar qualquer microfone com um conector XLR em um modelo wireless. Isso significa que seus microfones de mão, shotguns e até mesmo microfones parabólicos pode-se desconectar o cabo para se ter ainda mais liberdade. Microfones sem fio adiciona o seu próprio conjunto de desafios - as baterias que precisam de carregamento, as limitações de distância e interferência potencial - mas é ótimo ter a opção quando você precisar dele.

Hal Robertson é um produtor de mídia digital e consultor de tecnologia e editor contribuidor.

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

OS QUATRO MICROFONES PADRÕES

OS QUATRO MICROFONES PADRÕES
Por  Chuck Peters.

OS QUATRO MICROFONES padrões de captação que cada cinegrafista deve conhecer.


Apesar de todos os microfones serem essencialmente para captar áudio, eles não captam todos os áudios da mesma maneira. Vários tipos de microfones são projetados para usos específicos.
Microfones, todos podem parecer muito bonitos e mesmo para o cinegrafista não iniciante. Todos eles permitem  você gravar áudio, certo? Você realmente vai precisar mais do que um?
Conhecer os pontos fortes e fracos de cada tipo de microfone vai ajudar o profissional  experiente a escolher o microfone certo para cada trabalho.  Uma grande parte disso é uma simples compreensão dos quatro padrões de captação mais comuns utilizados pela maioria dos microfones e como eles afetam a sua qualidade de som.

1 - omnidirecional
Omnis são burros de carga multiuso. Eles captam áudio em um padrão circular,  que lhes permite capturar o áudio em todas as direções (frente, para os lados e atrás do microfone).  A maioria de todos os microfones embutidos em cameras são microfones omnidirecionais.  É por isso que os operadores de câmaras de vídeo comuns ouvem tão claramente em suas gravações.

2 - Cardióide / Hypercardóide
Maioria dos microfones portáteis usam padrões de captação cardióide ou hypercardióide   gravam as ondas sonoras  principalmente na direção em que o microfone está apontado e para os lados em um padrão na forma de coração, sem rejeitar completamente o som vindo de trás do microfone. Mics cardióides geralmente capturam áudio em uma área mais arredondada na frente do microfone, enquanto que, hypercardióides oferece uma gama mais alongada de sensibilidade e suprime mais som dos lados do que os seus primos cardióides .

3 - Bidirecional
Se você precisa gravar áudio claro por os lados de seu microfone, mas quer suprimir o som vindo de cima e de baixo, um microfone bidirecional é a escolha a fazer. Mics deste tipo podem ser posicionados sobre uma mesa entre dois entrevistados e são muitas vezes utilizados por artistas que gravam música rock e talento vocal em cabines vocais.

4 - unidirecional
A maioria dos microfones shotgun são altamente de audio direcional e registra apenas no sentido do qual o microfone está apontado. Eles normalmente são montados em varas longas (boom) e mantido por cima da cabeça das pessoas, fora da parte visível do quadro. O padrão do captador longo e estreito  dos unis torna o microfone de escolha para os produtores de filmes ou programas que empregam o diálogo entre atores. Estes mics  oferecem boa gama de variedade , e rejeita áudio ambiente indesejado.

Quando você comprar seu próximo microfone (ou microfones ), lembre-se de prestar atenção ao seu padrão de captação. A forma e a aparência do microfone nem sempre é um bom indicador do padrão de captação e performance. A melhor maneira de saber o que você está recebendo e encontrar o que você precisa é fazer uma pequena pesquisa sobre o número do modelo. Observe sempre os campos de padrão de captação e em sites do fabricante. 

Chuck Peters é um premiado escritor e produtor de 3 Emmy . Atualmente é vice-presidente de Produção da KIDMO / Rivet Productions.
Fonte: Videomaker.

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

SURROUND SOUND - Parte 1 - CAPTANDO O AUDIO

PARTE 1  --  CAPTANDO O AUDIO 

Por  Hal Robertson.


O som surround (Surround Sound) está em todos os lugares como cinema, home theater, jogos de vídeo e TV.  Mas não é apenas uma ferramenta para facilidades de produção e gavação com pequenos gravadores. Você pode criá-lo também.
Assim como padrão de definição de vídeo entregue a alta definição, áudio estéreo começa a desvanecer-se em som cada vez mais surround. Além de dispositivos móveis, parece que praticamente qualquer outra forma de entretenimento pode ou não ter som surround ligado. Isso é ótimo porque ajuda a tirar o espectador para a ação e cria um vínculo com o material que a contagem de pixels por si só não pode alcançar. Como as coisas progridem, a linha entre  produções profissionais e semiprofissionais fica ainda mais desfocada. Na verdade, com apenas algumas ferramentas e um pouco de paciência , você pode criar uma envolvente trilha sonora DIY para qualquer produção. Esta questão e na próxima, vamos orientá-lo através do processo de edição de som para o seu primeiro projeto de som surround. ou como é mais conhecido...Sound Surround.

CAPTURANDO EXTRAS.
Um projeto de som surround tem que começar com matérias-primas. Como o designer de som para o seu projeto (entre outras coisas ), seu trabalho é capturar ou criar elementos que se encaixam no contexto da produção. Isto pode ser simples ou difícil.

Nosso primeiro exemplo é um vídeo concerto para a sua sociedade de artes cênicas local. É um show simples, com piano, quarteto de cordas e um vocalista solo. O vídeo final irá ser usado como um levantamento de fundos para trazer mais concertos para a área. Este é um evento único e ao vivo, então você tem que ter tudo isso no dia da performance. Obviamente , você tem que gravar os músicos , mas existe um público grande e sua contribuição será na forma de aplausos. Como você vai gravar todos esses elementos com som surround em mente?
Talvez o melhor método de gravação é o uso de uma interface de áudio de canais múltiplos em software de computador. Qualquer interface que possa capturar oito ou mais entradas ao mesmo tempo é ideal. Não muito tempo atrás, isso teria sido uma proposta cara. Hoje, existem  fabricantes que oferecem esta tecnologia por cerca de até uns R$ 1.000,00 - menos ainda se você pesquisar com cuidado. Conecte o dispositivo ao computador, instale um software de edição de áudio, ligue alguns microfones e você está pronto para gravar. Claro, é um pouco mais complicado do que isso, mas este tipo de gravação de áudio torna a produção de som surround mais fácil e abre ainda mais oportunidades de produção.  

No nosso show, (Figura 1), você vai precisar de pelo menos cinco microfones: um par estéreo de frente para o palco onde está a música, um par estéreo de frente para o público por sua reação e um único microfone para o vocalista. Você não precisa de microfones idênticos para tudo, mas cada par deve incluir microfones idênticos. O microfone de solo pode ser qualquer coisa que funcione bem. Se você tem recursos, você pode microfonar cada instrumento individualmente , mas isso exige um trabalho maior na finalização em mixagem e, normalmente, estes tipos de performances funciona muito bem com a técnica simples de microfonação.

Uma abordagem mais econômico usa um par de simples gravadores de áudio portáteis. Um gravador de áudio, atual e independente de 4 canais  de microfones embutidos tipo Zoom H2  ( ou H2n ) grava dianteiro e traseiro simultaneamente em pares estéreo. Ao montar um destes em uma posição perto da frente do palco, você vai capturar toda a música e a reação do público.  Coloque um outro gravador portátil perto do vocalista e você tem todos os elementos de áudio para o seu mix de som surround.

Usando este tipo de instalação requer algum tempo de experiência à frente do desempenho para obter níveis de gravação corretos. Você pode facilmente definir níveis durante o ensaio, mas não há maneira de medir a reação do público. Poderia ser muito alto em comparação com os níveis de música. Neste caso, é melhor deixar um pouco de espaço livre no nível de gravação. Você pode consertar algum ruído extra mais tarde, mas você não pode se livrar de distorção de sobrecarga de uma platéia entusiasmada.

The Movie Indie
Avanços na tecnologia de câmera , iluminação e áudio fizeram o filme independente ser tentador para muitos produtores iniciantes. Projetos de filmes geralmente giram em torno do diálogo. Isso significa que você precisa capturar a melhor qualidade possível de diálogo. Normalmente, isto significa microfones sem fio em cada ator e um microfone boom acima deles como uma garantia. Ao invés de gastar uns R$ 1.000 ou mais para um único microfone sem fio, considere o uso de um gravador de bolso simples juntamente com um microfone de lapela barato. Você começa a mobilidade e o som de um sistema sem fio em uma fração do custo, além de gravações de áudio enfiadas em um cartão de memória. De fato, usando os gravadores de bolso que são mais baratos, você pode equipar três atores por menos do que o preço de uma unidade sem fio.

Imagine esta cena: um casal está discutindo o seu futuro com bebidas em um clube. Eles estão sentados em uma mesa rodeada por outros clientes. No fundo, um disc jockey tem a reprodução de música em níveis moderados. Sua tarefa é capturar todos esses elementos de forma rápida e eficiente para o seu filme indie. Primeiro, e mais importante é o diálogo. Se a microfonação do casal está individualmente ou usando um microfone boom acima deles, o diálogo para a cena é gravada sem quaisquer outros sons. Os extras que servem como seus clientes do clube terá suas conversas bem ao longe, comendo e bebendo com o mínimo de barulho possível. Uma vez que o diálogo está monitorado, é hora de romper com o gravador multicanal. O H2 é perfeito aqui novamente, mas você também pode fazer isso com dois gravadores de som ou um gravador de computador multicanal. Coloque o (s)  gravador (es) ou microfones perto do local da mesa da cena e direcione ao público para conversar, rir, comer e beber o que quiserem. Grave isso por pelo menos cinco minutos. Gravar o DJ não é necessário, embora, se há dança no fundo, fazer uma nota do ritmo da música que você pode combiná-lo mais tarde. Se há uma maneira prática de registrar nomes de arquivos de áudio e associá-los a cena que se passa, o esforço extra vai salvar alguma frustração mais tarde, quando na edição e mixagem.

O AMBIENTE DE MIXAGEM:
Uma vez que você tem todas as matérias-primas no lugar, é hora de descobrir como mixar tudo isso junto. As peças fundamentais desta equação é o seu hardware de mixagem, software e ambiente. Seria bom ter um espaço dedicado, acusticamente tratado para mixar. Isso parece impraticável para a maioria de nós, por isso vamos fazer o melhor que temos disponível.  Vamos começar com a sua mesa do computador. A sala deve ser grande o suficiente para afastar a mesa para longe da parede um pouco. Isto irá ajudar no posicionamento da caixa de som e, se necessário, o tratamento acústico. As caixas acústicas devem ser montados em suportes, se possível, mas a montagem na parede é aceitável se não há alternativas .
A maioria dos computadores hoje em dia já vem com placa de som em sound surround, mas se o seu não tem, há diversos tipos no mercado de placas de som para adicionar em sua placa mãe. Enquanto há seis, sete e oito canais disponíveis em modos surround, vamos concentrar-se na mixagem para 5.1, uma vez que é o mais comum e apoiado em uma ampla gama de produtos e métodos de entrega. 

A colocação de caixas acústicas de som para ouvir o sound surround envolvente, é um pouco mais exigente do que a criação em sua sala de estar. Imagine um grande círculo e sua cadeira do computador está no centro do círculo, (Figura 2 ). Diretamente na frente de você ou zero graus - é o canal central. Ao longo do arco do círculo, 30 graus para cada lado do centro estão suas caixas  acústicas de canal esquerdo e canal direito. Finalmente, por trás de sua posição de mixagem, e em algum lugar entre 110 e 150 graus fora do centro de ambos os lados estão as caixas surround esquerdo e direito. O subwoofer deve ser colocado contra a parede atrás da mesa do computador, mas um pouco fora do centro, se possível.

Uma vez que as caixas de som estão configurados e conectados ao computador, verifique as configurações da placa de som para se certificar de que o computador sabe que você está usando o sistema de som de seis canais (5.1 ), em seguida, ouça algumas de suas músicas e filmes favoritos. Isso faz com que você fique familiarizado com a nova configuração e pode identificar eventuais problemas, como chocalhos e zumbidos. Você pode achar que o seu ambiente de mixagem é muito animada. Em caso afirmativo, considere um material de absorção de som para minimizar as reflexões de áudio. Isso não tem que ser caro - até mesmo alguns cobertores móveis podem ser presos às paredes que vai funcionar bem.

SÓ O COMEÇO:
Bem, isto é só a primeira parte, mas há muito mais para ver. Procure Surround Sound Parte 2.   Nessa parte 2, vamos trabalhar com o software de mixagem - áudio e vídeo - e  casar com o mix surround finalizado para o seu visual. Nesse meio tempo, desfrute de coleta de materiais para o seu primeiro mix de Surround Sound legítimo.

Caixas de som Surround Sound
Se você ainda não tem uma, há muitos sistemas de caixas 5.1 de multimídia disponíveis hoje. Alguns tem em custo baixo, enquanto outros são um pouco mais caro. Há muitos  modelos e fabricantes no mercado. Como na maioria das coisas, você recebe o que você paga, mas sempre é bom verificar na loja e ouvir o que voce está comprando, se possível. Você pode encontrar algumas pechinchas lá fora. Alternativamente, um sistema de som surround, home theater,  em casa, poderia ser uma solução perfeita. Usando uma saída de áudio coaxial ou óptica do seu computador, o sistema de Home Theater em casa torna-se bem vinda a sua  amplificação, decodificador e sistema de caixas, com a vantagem adicional de replicar a experiência exata de uma home theater.

Texto: Hal Robertson - produtor de mídia digital e consultor de tecnologia.
Tradução e adaptação: João Pires - produtor de audio e video, midia digital e sound designer 
Fonte: Videomaker.

SOM SURROUND - Parte 2 - SEGREDOS DA MIXAGEM SURROUND SOUND

SEGREDOS DA MIXAGEM SURROUND SOUND

Por  Hal Robertson.   



SEGREDOS DA MIXAGEM (mistura) SURROUND ... Quase todas os filmes, DVD e vários programas de TV são mixadas em som surround. Mesmo eventos esportivos usam a tecnologia para colocar o espectador dentro da arena ou cena. Só lembrando que, quando citamos a palavra "mistura" estamos dizendo a mesma coisa que "mixagem".
Nós temos todos eles obtidos: spam de e-mails prometendo revelar segredos bem guardados que vão fazer você saudável, rico e sábio. O tom é sempre o mesmo: existem técnicas ou tecnologias para alcançar seus objetivos mais elevados, mas o governo ou algum grupo de interesse especial suprimiu a informação, na esperança de mantê-lo escravizado para sempre. Ao libertar sua mente ( e seu bolso ), você pode ter estes segredos enviados diretamente para você, além de transporte e manuseio. A mixagem Surround pode parecer um desses segredos, mas , este mês , vamos desmistificar o processo e dar-lhe as ferramentas e informações que você precisa para criar uma mixagem profissional em Som Surround.

INÍCIO PARA O SORROUND:
Antes de começar, vamos fazer uma pequena pesquisa.  Escolha um filme - qualquer filme - e toque-o em um computador equipado com surround ou home theater.  Agora, desligue o visual, a imagem. É isso mesmo, nós estamos fazendo esse teste cego. Ouça com atenção o som que vem de cada alto-falante. Se possível, isolar cada alto-falante, usando os controles de volume.  Cada alto-falante em um sistema surround de 6 canais tem uma tarefa específica. O alto-falante central geralmente mantém o diálogo, enquanto os alto-falantes dianteiros esquerdo e direito vão apoiar com música e efeitos sonoros na tela. Os alto-falantes traseiros proporcionam uma sensação de espaço, com ambiente e ruídos colocados para criar a ilusão de estar lá. Finalmente, o subwoofer fornece a energia que une tudo isso .

Aqui está um dos poucos segredos: a trilha sonora - e a trilha sonora a partir de praticamente qualquer filme de Hollywood - é quase totalmente fabricado. Muito poucos , se houver, dos sons que você ouve ocorreu durante as filmagens. Diálogo é normalmente substituído ou aumentado em um estúdio, enquanto a música, efeitos sonoros e outros ruídos vêm de fontes originais ou pré- gravado. O que você ouve em qualquer momento é um mashup de dezenas de sons individuais misturados em um todo convincente. Com isto em mente, a produção pode tomar certas liberdades com os níveis de ruído locais e gravação de diálogo desleixado.

É justo dizer que nenhum de nossos projetos tem uma fração do orçamento pessoal ou de um filme típico de Hollywood, por isso temos de trabalhar mais esperto. Sabendo que você acabará por misturar um projeto em surround, tenha em mente que há várias coisas que você pode fazer para simplificar o processo de pós-produção. Em primeiro lugar - e se você não fizer nada mais - conseguir diálogo limpo. Use booms, sem fio, o que for preciso para obter o diálogo mais claro possível, mais inteligível. Diálogo é difícil e demorado para substituir na pós-produção, então um pouco de cuidado na frente vai simplificar a sua vida mais tarde. Em segundo lugar, gravar o local . Antes ou depois do talento que o diálogo, gravar alguns minutos de som local genérico em estéreo. Mesmo que o local parece tranquilo, essas gravações serão úteis mais tarde. Finalmente, obter gravações separadas de efeitos sonoros reais. Use a shotgun, boom,  para melhor isolar o som e gravar sobre o  vídeo, se necessário. Portas de carro, celulares e quaisquer outros itens que aparecem na produção vai soar mais orgânico, se você tem uma gravação da coisa real. Faça essas três coisas para configuração de cada localização.

PÓS-PRODUZINDO A MIXAGEM:
Depois de ter tudo capturado, registrado e identificado, é hora de um pouco de magia de mixagem. Trabalhar uma cena de cada vez, primeiro estabelecer uma boa edição limpa, com todos as cenas no local. Para esclarecer rapidamente uma edição de diálogo, aplicar um filtro high-pass simples para a pista(track) ou clips. Comece com uma configuração de corte de cerca de 90Hz para eliminar qualquer barulho ou ruído do vento. Ajuste o volume em uma base por clip para equilibrar as coisas. Se possível, mantenha o diálogo em uma faixa, e não se preocupe se há lacunas - falaremos sobre isso mais tarde .

Antes de começarmos bagunçando as coisas com música e sons ambientais, vamos focar em nossos efeitos sonoros e Foley. Se os efeitos são curtos, você pode facilmente colocá-los todos em uma única faixa e rotulá-la SFX. Claro, faixas de áudio estão livres em seu software de edição de vídeo, então use tanto quanto necessário, mas mantê-los em ordem e rotulados. É fácil fazer seus efeitos de sonoros mais altos, então coloque em cada contexto, e ajuste o volume do clipe para um som natural. As mesmas regras se aplicam para qualquer Foley que você gravou como passos, respiração e outros sons humanos. Coloque-os em uma trilha separada ou faixas com rótulos adequados.

Próximo - você adivinhou - em uma faixa separada, voar em seu ambiente de gravação. A não ser que a cena seja especificamente barulhenta, esta faixa é apenas para preencher as lacunas e colocar o espectador no local. O volume deve soar completamente normal - como se você estivesse sentado ou em pé na posição de câmera. O volume de diálogo deve cortar o ambiente, mas tente misturar o mais natural possível. 

Finalmente, vamos incluir um pouco de música para dirigir o clima da cena, o que passa em sua própria pista também. Ao contrário das outras faixas de áudio, o volume de faixa de música pode subir e descer de acordo com o humor, a ação ou diálogo da produção.

SURROUND POR SOM:
Até agora, fizemos tudo, mas na verdade se misturam, mas isso está prestes a mudar. Cada aplicação de edição de vídeo e DAW ( Digital Audio Workstation ) abordam mixagens em surrond diferentes, mas a maioria compartilham uma ferramenta comum: o som surround panner ou encoder. Esta ferramenta geralmente se parece com um círculo com marcadores para cada alto-falante em um sistema surround 5.1. Seu trabalho é selecionar as faixas de áudio e colocá-los onde quiser no campo surround. Enquanto a maioria da mixagem  surround é estática - os locais fixos - você também pode automatizar a mixagem, permitindo os sons para voar a partir de frente para trás, ou mesmo em um círculo ao redor da sala.

Para este artigo, vamos ficar com uma mistura estática simples e começar por colocar a faixa de diálogo no alto-falante central. Se isso soa um pouco estéreo, você pode mover a trilha de volta um pouco de incluir alguns dos alto-falantes dianteiros esquerdo e direito também. Em seguida, coloque os efeitos sonoros e gravações Foley onde eles ocorrem naturalmente, com base no ângulo da câmera. Se uma porta do carro bate no lado esquerdo da tela, ajustar o panner para refletir a localização; do mesmo modo para cada um dos outros efeitos. Nossa pista ambiente é estéreo, mas podemos usar o panner para espalhá-lo para os canais traseiros. Comece com uma localização no centro do círculo, e mova o controle para frente ou para trás para alcançar o equilíbrio correto para a cena. Use a mesma técnica para a faixa de música, mas manter a maior parte dos alto-falantes dianteiros, vazando em algum dos canais traseiros para preencher as coisas.

BALANCEANDO:
Obtendo a melhor mixagem natural de sonoridade, tem um monte de finessing. Com cada adição ao seu mix, cheque o balanço e faça os ajustes de volume, se necessário.  Em seguida,  voltar e ajustar o posicionamento envolvente até que você esteja satisfeito com os resultados. Você vai fazer os mesmos passos para cada cena em seu projeto. Sim, é um monte de trabalho, mas o resultado final é um vídeo com uma mixagem natural, equilibrado. Agora você sabe o segredo da mistura em som surround.

Bar Side: Diálogo é tudo
Recentemente, li uma entrevista com o ator / escritor / diretor George Clooney. Ele estava discutindo sua preferência para a gravação de diálogo real no set de Leatherheads.  A maioria de seus filmes contêm muito poucas peças de diálogo gravados em estúdio, e ele gosta desse jeito.  Ele e sua equipe foram a extremos para conseguir isso em Leatherheads . Há uma cena em que a discussão se dá em uma motocicleta em movimento. Para obter o registro da gravação, a equipe virou a moto em um veículo elétrico. Isto permitiu-lhes obter o diálogo que eles queriam e adicionar o simples barulho da moto na pós-produção.



Texto: Hal Robertson - produtor de mídia digital e consultor de tecnologia.
Tradução e adaptação: João Pires - produtor de audio e video, midia digital e sound designer 
Fonte: Videomaker.