quinta-feira, 12 de setembro de 2013

SURROUND SOUND - Parte 1 - CAPTANDO O AUDIO

PARTE 1  --  CAPTANDO O AUDIO 

Por  Hal Robertson.


O som surround (Surround Sound) está em todos os lugares como cinema, home theater, jogos de vídeo e TV.  Mas não é apenas uma ferramenta para facilidades de produção e gavação com pequenos gravadores. Você pode criá-lo também.
Assim como padrão de definição de vídeo entregue a alta definição, áudio estéreo começa a desvanecer-se em som cada vez mais surround. Além de dispositivos móveis, parece que praticamente qualquer outra forma de entretenimento pode ou não ter som surround ligado. Isso é ótimo porque ajuda a tirar o espectador para a ação e cria um vínculo com o material que a contagem de pixels por si só não pode alcançar. Como as coisas progridem, a linha entre  produções profissionais e semiprofissionais fica ainda mais desfocada. Na verdade, com apenas algumas ferramentas e um pouco de paciência , você pode criar uma envolvente trilha sonora DIY para qualquer produção. Esta questão e na próxima, vamos orientá-lo através do processo de edição de som para o seu primeiro projeto de som surround. ou como é mais conhecido...Sound Surround.

CAPTURANDO EXTRAS.
Um projeto de som surround tem que começar com matérias-primas. Como o designer de som para o seu projeto (entre outras coisas ), seu trabalho é capturar ou criar elementos que se encaixam no contexto da produção. Isto pode ser simples ou difícil.

Nosso primeiro exemplo é um vídeo concerto para a sua sociedade de artes cênicas local. É um show simples, com piano, quarteto de cordas e um vocalista solo. O vídeo final irá ser usado como um levantamento de fundos para trazer mais concertos para a área. Este é um evento único e ao vivo, então você tem que ter tudo isso no dia da performance. Obviamente , você tem que gravar os músicos , mas existe um público grande e sua contribuição será na forma de aplausos. Como você vai gravar todos esses elementos com som surround em mente?
Talvez o melhor método de gravação é o uso de uma interface de áudio de canais múltiplos em software de computador. Qualquer interface que possa capturar oito ou mais entradas ao mesmo tempo é ideal. Não muito tempo atrás, isso teria sido uma proposta cara. Hoje, existem  fabricantes que oferecem esta tecnologia por cerca de até uns R$ 1.000,00 - menos ainda se você pesquisar com cuidado. Conecte o dispositivo ao computador, instale um software de edição de áudio, ligue alguns microfones e você está pronto para gravar. Claro, é um pouco mais complicado do que isso, mas este tipo de gravação de áudio torna a produção de som surround mais fácil e abre ainda mais oportunidades de produção.  

No nosso show, (Figura 1), você vai precisar de pelo menos cinco microfones: um par estéreo de frente para o palco onde está a música, um par estéreo de frente para o público por sua reação e um único microfone para o vocalista. Você não precisa de microfones idênticos para tudo, mas cada par deve incluir microfones idênticos. O microfone de solo pode ser qualquer coisa que funcione bem. Se você tem recursos, você pode microfonar cada instrumento individualmente , mas isso exige um trabalho maior na finalização em mixagem e, normalmente, estes tipos de performances funciona muito bem com a técnica simples de microfonação.

Uma abordagem mais econômico usa um par de simples gravadores de áudio portáteis. Um gravador de áudio, atual e independente de 4 canais  de microfones embutidos tipo Zoom H2  ( ou H2n ) grava dianteiro e traseiro simultaneamente em pares estéreo. Ao montar um destes em uma posição perto da frente do palco, você vai capturar toda a música e a reação do público.  Coloque um outro gravador portátil perto do vocalista e você tem todos os elementos de áudio para o seu mix de som surround.

Usando este tipo de instalação requer algum tempo de experiência à frente do desempenho para obter níveis de gravação corretos. Você pode facilmente definir níveis durante o ensaio, mas não há maneira de medir a reação do público. Poderia ser muito alto em comparação com os níveis de música. Neste caso, é melhor deixar um pouco de espaço livre no nível de gravação. Você pode consertar algum ruído extra mais tarde, mas você não pode se livrar de distorção de sobrecarga de uma platéia entusiasmada.

The Movie Indie
Avanços na tecnologia de câmera , iluminação e áudio fizeram o filme independente ser tentador para muitos produtores iniciantes. Projetos de filmes geralmente giram em torno do diálogo. Isso significa que você precisa capturar a melhor qualidade possível de diálogo. Normalmente, isto significa microfones sem fio em cada ator e um microfone boom acima deles como uma garantia. Ao invés de gastar uns R$ 1.000 ou mais para um único microfone sem fio, considere o uso de um gravador de bolso simples juntamente com um microfone de lapela barato. Você começa a mobilidade e o som de um sistema sem fio em uma fração do custo, além de gravações de áudio enfiadas em um cartão de memória. De fato, usando os gravadores de bolso que são mais baratos, você pode equipar três atores por menos do que o preço de uma unidade sem fio.

Imagine esta cena: um casal está discutindo o seu futuro com bebidas em um clube. Eles estão sentados em uma mesa rodeada por outros clientes. No fundo, um disc jockey tem a reprodução de música em níveis moderados. Sua tarefa é capturar todos esses elementos de forma rápida e eficiente para o seu filme indie. Primeiro, e mais importante é o diálogo. Se a microfonação do casal está individualmente ou usando um microfone boom acima deles, o diálogo para a cena é gravada sem quaisquer outros sons. Os extras que servem como seus clientes do clube terá suas conversas bem ao longe, comendo e bebendo com o mínimo de barulho possível. Uma vez que o diálogo está monitorado, é hora de romper com o gravador multicanal. O H2 é perfeito aqui novamente, mas você também pode fazer isso com dois gravadores de som ou um gravador de computador multicanal. Coloque o (s)  gravador (es) ou microfones perto do local da mesa da cena e direcione ao público para conversar, rir, comer e beber o que quiserem. Grave isso por pelo menos cinco minutos. Gravar o DJ não é necessário, embora, se há dança no fundo, fazer uma nota do ritmo da música que você pode combiná-lo mais tarde. Se há uma maneira prática de registrar nomes de arquivos de áudio e associá-los a cena que se passa, o esforço extra vai salvar alguma frustração mais tarde, quando na edição e mixagem.

O AMBIENTE DE MIXAGEM:
Uma vez que você tem todas as matérias-primas no lugar, é hora de descobrir como mixar tudo isso junto. As peças fundamentais desta equação é o seu hardware de mixagem, software e ambiente. Seria bom ter um espaço dedicado, acusticamente tratado para mixar. Isso parece impraticável para a maioria de nós, por isso vamos fazer o melhor que temos disponível.  Vamos começar com a sua mesa do computador. A sala deve ser grande o suficiente para afastar a mesa para longe da parede um pouco. Isto irá ajudar no posicionamento da caixa de som e, se necessário, o tratamento acústico. As caixas acústicas devem ser montados em suportes, se possível, mas a montagem na parede é aceitável se não há alternativas .
A maioria dos computadores hoje em dia já vem com placa de som em sound surround, mas se o seu não tem, há diversos tipos no mercado de placas de som para adicionar em sua placa mãe. Enquanto há seis, sete e oito canais disponíveis em modos surround, vamos concentrar-se na mixagem para 5.1, uma vez que é o mais comum e apoiado em uma ampla gama de produtos e métodos de entrega. 

A colocação de caixas acústicas de som para ouvir o sound surround envolvente, é um pouco mais exigente do que a criação em sua sala de estar. Imagine um grande círculo e sua cadeira do computador está no centro do círculo, (Figura 2 ). Diretamente na frente de você ou zero graus - é o canal central. Ao longo do arco do círculo, 30 graus para cada lado do centro estão suas caixas  acústicas de canal esquerdo e canal direito. Finalmente, por trás de sua posição de mixagem, e em algum lugar entre 110 e 150 graus fora do centro de ambos os lados estão as caixas surround esquerdo e direito. O subwoofer deve ser colocado contra a parede atrás da mesa do computador, mas um pouco fora do centro, se possível.

Uma vez que as caixas de som estão configurados e conectados ao computador, verifique as configurações da placa de som para se certificar de que o computador sabe que você está usando o sistema de som de seis canais (5.1 ), em seguida, ouça algumas de suas músicas e filmes favoritos. Isso faz com que você fique familiarizado com a nova configuração e pode identificar eventuais problemas, como chocalhos e zumbidos. Você pode achar que o seu ambiente de mixagem é muito animada. Em caso afirmativo, considere um material de absorção de som para minimizar as reflexões de áudio. Isso não tem que ser caro - até mesmo alguns cobertores móveis podem ser presos às paredes que vai funcionar bem.

SÓ O COMEÇO:
Bem, isto é só a primeira parte, mas há muito mais para ver. Procure Surround Sound Parte 2.   Nessa parte 2, vamos trabalhar com o software de mixagem - áudio e vídeo - e  casar com o mix surround finalizado para o seu visual. Nesse meio tempo, desfrute de coleta de materiais para o seu primeiro mix de Surround Sound legítimo.

Caixas de som Surround Sound
Se você ainda não tem uma, há muitos sistemas de caixas 5.1 de multimídia disponíveis hoje. Alguns tem em custo baixo, enquanto outros são um pouco mais caro. Há muitos  modelos e fabricantes no mercado. Como na maioria das coisas, você recebe o que você paga, mas sempre é bom verificar na loja e ouvir o que voce está comprando, se possível. Você pode encontrar algumas pechinchas lá fora. Alternativamente, um sistema de som surround, home theater,  em casa, poderia ser uma solução perfeita. Usando uma saída de áudio coaxial ou óptica do seu computador, o sistema de Home Theater em casa torna-se bem vinda a sua  amplificação, decodificador e sistema de caixas, com a vantagem adicional de replicar a experiência exata de uma home theater.

Texto: Hal Robertson - produtor de mídia digital e consultor de tecnologia.
Tradução e adaptação: João Pires - produtor de audio e video, midia digital e sound designer 
Fonte: Videomaker.

Nenhum comentário:

Postar um comentário