sexta-feira, 20 de setembro de 2013

TIPOS DE MICROFONE

TIPOS DE MICROFONE 

Por Hal Robertson.


     Se você quiser gravar algum áudio, obviamente vai precisar de um microfone.
Mas qual o tipo e por quê? O que combina com o produtor de vídeo pode não ser o melhor para suas necessidades.
     Os microfones são uma categoria interessante de ferramentas de vídeo, em uma espécie de modo geeky (nerd), um caminho de mais conhecimento. O objetivo principal de qualquer microfone para produção de vídeo é o mesmo: converter a energia acústica em um sinal elétrico para uso em gravação. Mas é aí que as semelhanças terminam. Daquele ponto em diante, as variações parecem intermináveis. No high-end, topo de alta qualidade, existem microfones condensadores de estúdio com grandes diafragma que se destacam na captura de voz e música. No low-end, os de baixa, são os microfones em nossos celulares, que funcionam bem para a comunicação, mas é só isso. Em cada ponto no meio, existem microfones especiais para praticamente qualquer situação durante a gravação de áudio para vídeo.
     Se você está trabalhando em um estúdio de produção de áudio ou capturando  em campo, há um tipo de microfone para você em seu equipamento de estúdio de som.

Microfones embutidos

     A menos que você esteja gravando com uma câmera de cinema high-end, as probabilidades são de que a câmera que você usa tem um ou mais microfones embutidos.  É também provável que você não esteja muito impressionado com a qualidade. Tudo bem, você não está sozinho. Há uma explicação perfeitamente razoável para isso. Porque o microfone está ligado à câmera, ela estará naturalmente a alguma distância do seu assunto. Quando o microfone está longe da fonte, ele pega tudo entre os dois. Então, ao invés de vozes limpas e claras, você pode ouvir as vozes enterradas em ruídos ambientais ou ecos da sala quando você está gravando.
     Este problema tem criado uma categoria completamente nova de produto de áudio: o gravador de áudio portátil. Quando usado com microfones externos aproxima-se da fonte, gravadores portáteis são grandes soluções. No entanto, muitos shooters (shotguns, booms) simplesmente planta o gravador de áudio no topo de sua câmera ou montá-lo em seu equipamento de alguma forma. Isso é ótimo para a gravação de ruído da multidão, mas não faz nada para resolver o problema embutido à distância.
     Não é realmente culpa do microfone. Na verdade, a maioria dos microfones embutidos soam bem em um estúdio de gravação ou cabine vocal. Por essa razão, é possível redirecionar sua câmera como um equipamento de gravação de voz -over. Basta controlar a distância entre o microfone e a voz e eliminar o máximo o ruído de fundo e ecos possíveis. Infelizmente, enquanto o microfone está montado na câmara, é melhor utilizado para a gravação de som ambiente e, como uma referência de sincronização para gravação separadas.

Mics portáteis

     Observe a foto acima: Microfones de mão são rápidos e eficazes, mas se você quer que o repórter, ofereça aos seus telespectadores menos distrações não enquadrando o microfone junto ao repórter como na figura. 
     
     Muitas vezes chamados de mics da vara, microfones de mão são do tipo que você vê em palcos ou nas mãos de um repórter de campo. Microfones de mão são portáteis e, geralmente, muito durável. Eles também são projetados para uso pesado em uma ampla variedade de ambientes e aplicações desafiadoras.
     Quando você quer ser rápido em questões de correria para conseguir alguma captação, uma gravação de entrevista, coletiva ou sair correndo atrás de alguma celebridade,  não há maneira mais rápida de conseguir isso do que com um microfone de mão. Coloque um desses em mãos talentosas, de repente, eles representam um repórter em uma história quente. Outra aplicação popular é em infomerciais. Usando a entrevista de rua como um chamariz, o repórter pode interrogar rapidamente as pessoas sobre a sua experiência com o produto, dando autenticidade aos clips. 
     Você também vai ver este tipo de microfone em palcos, se é uma cerimônia de premiação ou até mesmo um show de comédia ao vivo. Microfones de mão são os preferidos para estas aplicações, e é um bom ponto de referência. Outros usos comuns fora da câmara são para efeitos de reunião com som e até mesmo dublagens ou narrações. Naturalmente, este tipo de microfone é altamente visível e você nunca vai ver um em no interior de um set de notícias. Da mesma forma em entrevistas sentadas e outras situações onde o microfone deve ser invisível.      Mas, em certas circunstâncias, você pode colocar o microfone apenas para fora do quadro e ainda capturar grande áudio. 

Microfones de lapela

     Observe a foto acima: Colocar uma lapela de roupas pode ser uma ótima opção parar um microfone junto ao seu entrevistado. Ao ar livre, adicione uma pequena espuma, apropriada, para bloquear o ruído do vento.
     
     Também conhecido como microfone de lapela, o microfone de lapela é uma coisa pequena que normalmente é própria para uma camisa, jaqueta ou gravata. Você também pode anexá-los com pins de gravatas, ímãs e até mesmo fitas adesivas, se necessário. Porque eles são tão pequenos, que muitas vezes passam despercebidos e são um favorito para âncoras e temas de entrevista. Enquanto o preto é a cor mais comum, alguns lapelas estão disponíveis em branco, bege e marrom. Talk shows e redes de notícias, muitas vezes estocam vários em cores diferentes para combinar com a roupa de seus anfitriões e convidados.

     Ao utilizar um microfone de lapela em um ambiente externo, você pode precisar adicionar uma espuma apropriada para minimizar o ruído do vento. Isto será adicionado ao perfil do microfone e pode eliminar a vantagem do pequeno tamanho. Nestes casos, é comum prender o microfone sob a roupa fina, como uma camisa ou blusa. Isso geralmente é feito com uma tira de fita adesiva. As roupas agem como um protetor de vento simples e, enquanto não houver várias camadas de roupas sobre o microfone, ele deve capturar bem. Certifique-se de verificar se há roupas que causam ruídos antes e durante a gravação.

     Outro truque de lapela é o de estar usando o corpo do sujeito como um escudo - para bloquear o vento ou ruído de fundo. Com o vento ou sons que bloqueiam a parte de trás do entrevistado ou ator, você vai capturar som mais claro e simplificar o seu trabalho na edição. Uma dica final: sempre tenha ao alcance das mãos, um clipe de microfone. Essas coisas vão faltar mais rápido do que o seu telefone celular ou controle remoto da TV e eles são uma parte essencial do kit. Além disso, você não pode simplesmente ir até a loja local da eletrônica e comprar um substituto.

O Microfone Shotgun

     Observe a foto acima:  O som à partir de muitas fontes diferentes. Dirigíveis ou casulos, como conhecemos, são gaiolas cobertas de material de pele, como as que envolvem o microfone e deve ser usado para mascarar o ruído de vento forte.

     Mics shotgun tem o seu nome a partir de sua forma. Muito parecido com o cano de uma arma, microfones shotgun são longos e magros. Seu padrão de captação é principalmente a partir da frente do microfone como um conjunto pulverizador de água corrente.   Este tipo de microfone é o favorito absoluto no cinema e sets de TV e é versátil o suficiente para usar em muitas outras situações também.

     Ao contrário de alguns dos outros mics, o microfone shotgun não está necessariamente ligado ao individuo. Na verdade, embora possa ser portátil, na maioria das vezes ele é montado em uma vara comprida e operado por um profissional de áudio ou assistente.  Com esta configuração, o operador de áudio pode colocar o microfone perto do individuo,  mantendo-o apenas para fora do quadro da cena. Isto é normalmente feito em cima, mas  a técnica também funciona abaixo quando necessário.

     Porque eles são altamente direcional, mics shotgun fazem um bom trabalho de isolar o som que você vai gravar - contanto que eles estejam apontando na direção certa.  Monitoramento em fones de ouvido é muito importante com este tipo de microfone. A menos que você esteja fazendo uma entrevista estática e sentada, você não pode apenas configurá-lo e esquecê-lo. Mantendo o assunto na faixa de captação pode se tornar um problema. Um microfone shotgun em uma vara de boom ainda é uma solução de áudio muito portátil e de alta qualidade. É por isso que os profissionais usam.

     Ao trabalhar do lado de fora, externamente, com um microfone shotgun, você vai precisar usar um casulo. O modelo de espuma que veio com o microfone não vale nada com nada além de um casulo, então dê uma olhada em um dispositivo conhecido como um dirigível ou Zeppelin. Estes são gaiolas tubulares para o seu microfone shotgun e o exterior é coberto geralmente com material de pele. Isso quebra o vento antes que ele possa chegar ao microfone e deve deixá-lo apontar em um vento forte sem nenhum problema.

Microfones parabólicos

     Um tipo de microfone que raramente podemos citar é o microfone parabólico. É um dispositivo altamente especializado, que é frequentemente usado em transmissões esportivas, mas tem outros usos também. Este é um prato grande, tipo uma antena parabólica, com um microfone colocado no ponto focal - muito parecido com o feedhorn em uma antena parabólica. Ao colocar o microfone neste local, ele pega o som focado nele por reflexão do prato. Enquanto um microfone shotgun pode ser muito direcional, um microfone parabólico é mais como um laser.

     Usando um microfone parabólico, você pode pegar vozes, ruídos de animais e outros sons a grandes distâncias. Ao invés de vários metros, agora você está olhando para coleta de áudio de vários metros - ou até 160 metros de distância - o comprimento de um campo de futebol. A distância extrema de captação tem lá o seu custo. Microfones típicos parabólicos carecem de frequências baixas e clareza e pode ser difícil de alcançar sem pontaria cuidadosa.
     Você não vai fazer captação de diálogo sério ou locuções/narrações com um microfone parabólico, mas é ótimo para pegar uma torcida de futebol, sons da natureza, de vigilância ou até mesmo a realidade de áudio da TV.

Escolha de um Mic - Qualquer Mic

     Sabendo quais os diferentes tipos de microfones são usados será útil quando se dá a gravação de áudio para vídeo. Não há nenhum ponto na construção de todo o seu projeto  em torno de equipamentos que não podem fazer o que você precisa. Se você estiver no mercado para comprar um novo microfone, esta informação pode ajudar você a tomar uma decisão mais acertada. Se você está indeciso para um certo tipo de microfone,  primeiro teste as coisas quando você ainda tem alguns minutos. Também preste atenção à forma como estes microfones são usados ​​nos meios de comunicação. Ele vai ajudar você a ter uma idéia para o microfone e vai fazer você parecer mais confiante e profissional quando os outros estão assistindo.

Sidebar : Wireless Indo

     Qualquer microfone pode ser sem fio, se é isso que você precisa. Na verdade, a maioria dos microfones de lapela são encontrados já em pacotes sem fio. Vários fabricantes oferecem plugs módulos sem fio que podem transformar qualquer microfone com um conector XLR em um modelo wireless. Isso significa que seus microfones de mão, shotguns e até mesmo microfones parabólicos pode-se desconectar o cabo para se ter ainda mais liberdade. Microfones sem fio adiciona o seu próprio conjunto de desafios - as baterias que precisam de carregamento, as limitações de distância e interferência potencial - mas é ótimo ter a opção quando você precisar dele.

Hal Robertson é um produtor de mídia digital e consultor de tecnologia e editor contribuidor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário