quinta-feira, 12 de setembro de 2013

SOM SURROUND - Parte 2 - SEGREDOS DA MIXAGEM SURROUND SOUND

SEGREDOS DA MIXAGEM SURROUND SOUND

Por  Hal Robertson.   



SEGREDOS DA MIXAGEM (mistura) SURROUND ... Quase todas os filmes, DVD e vários programas de TV são mixadas em som surround. Mesmo eventos esportivos usam a tecnologia para colocar o espectador dentro da arena ou cena. Só lembrando que, quando citamos a palavra "mistura" estamos dizendo a mesma coisa que "mixagem".
Nós temos todos eles obtidos: spam de e-mails prometendo revelar segredos bem guardados que vão fazer você saudável, rico e sábio. O tom é sempre o mesmo: existem técnicas ou tecnologias para alcançar seus objetivos mais elevados, mas o governo ou algum grupo de interesse especial suprimiu a informação, na esperança de mantê-lo escravizado para sempre. Ao libertar sua mente ( e seu bolso ), você pode ter estes segredos enviados diretamente para você, além de transporte e manuseio. A mixagem Surround pode parecer um desses segredos, mas , este mês , vamos desmistificar o processo e dar-lhe as ferramentas e informações que você precisa para criar uma mixagem profissional em Som Surround.

INÍCIO PARA O SORROUND:
Antes de começar, vamos fazer uma pequena pesquisa.  Escolha um filme - qualquer filme - e toque-o em um computador equipado com surround ou home theater.  Agora, desligue o visual, a imagem. É isso mesmo, nós estamos fazendo esse teste cego. Ouça com atenção o som que vem de cada alto-falante. Se possível, isolar cada alto-falante, usando os controles de volume.  Cada alto-falante em um sistema surround de 6 canais tem uma tarefa específica. O alto-falante central geralmente mantém o diálogo, enquanto os alto-falantes dianteiros esquerdo e direito vão apoiar com música e efeitos sonoros na tela. Os alto-falantes traseiros proporcionam uma sensação de espaço, com ambiente e ruídos colocados para criar a ilusão de estar lá. Finalmente, o subwoofer fornece a energia que une tudo isso .

Aqui está um dos poucos segredos: a trilha sonora - e a trilha sonora a partir de praticamente qualquer filme de Hollywood - é quase totalmente fabricado. Muito poucos , se houver, dos sons que você ouve ocorreu durante as filmagens. Diálogo é normalmente substituído ou aumentado em um estúdio, enquanto a música, efeitos sonoros e outros ruídos vêm de fontes originais ou pré- gravado. O que você ouve em qualquer momento é um mashup de dezenas de sons individuais misturados em um todo convincente. Com isto em mente, a produção pode tomar certas liberdades com os níveis de ruído locais e gravação de diálogo desleixado.

É justo dizer que nenhum de nossos projetos tem uma fração do orçamento pessoal ou de um filme típico de Hollywood, por isso temos de trabalhar mais esperto. Sabendo que você acabará por misturar um projeto em surround, tenha em mente que há várias coisas que você pode fazer para simplificar o processo de pós-produção. Em primeiro lugar - e se você não fizer nada mais - conseguir diálogo limpo. Use booms, sem fio, o que for preciso para obter o diálogo mais claro possível, mais inteligível. Diálogo é difícil e demorado para substituir na pós-produção, então um pouco de cuidado na frente vai simplificar a sua vida mais tarde. Em segundo lugar, gravar o local . Antes ou depois do talento que o diálogo, gravar alguns minutos de som local genérico em estéreo. Mesmo que o local parece tranquilo, essas gravações serão úteis mais tarde. Finalmente, obter gravações separadas de efeitos sonoros reais. Use a shotgun, boom,  para melhor isolar o som e gravar sobre o  vídeo, se necessário. Portas de carro, celulares e quaisquer outros itens que aparecem na produção vai soar mais orgânico, se você tem uma gravação da coisa real. Faça essas três coisas para configuração de cada localização.

PÓS-PRODUZINDO A MIXAGEM:
Depois de ter tudo capturado, registrado e identificado, é hora de um pouco de magia de mixagem. Trabalhar uma cena de cada vez, primeiro estabelecer uma boa edição limpa, com todos as cenas no local. Para esclarecer rapidamente uma edição de diálogo, aplicar um filtro high-pass simples para a pista(track) ou clips. Comece com uma configuração de corte de cerca de 90Hz para eliminar qualquer barulho ou ruído do vento. Ajuste o volume em uma base por clip para equilibrar as coisas. Se possível, mantenha o diálogo em uma faixa, e não se preocupe se há lacunas - falaremos sobre isso mais tarde .

Antes de começarmos bagunçando as coisas com música e sons ambientais, vamos focar em nossos efeitos sonoros e Foley. Se os efeitos são curtos, você pode facilmente colocá-los todos em uma única faixa e rotulá-la SFX. Claro, faixas de áudio estão livres em seu software de edição de vídeo, então use tanto quanto necessário, mas mantê-los em ordem e rotulados. É fácil fazer seus efeitos de sonoros mais altos, então coloque em cada contexto, e ajuste o volume do clipe para um som natural. As mesmas regras se aplicam para qualquer Foley que você gravou como passos, respiração e outros sons humanos. Coloque-os em uma trilha separada ou faixas com rótulos adequados.

Próximo - você adivinhou - em uma faixa separada, voar em seu ambiente de gravação. A não ser que a cena seja especificamente barulhenta, esta faixa é apenas para preencher as lacunas e colocar o espectador no local. O volume deve soar completamente normal - como se você estivesse sentado ou em pé na posição de câmera. O volume de diálogo deve cortar o ambiente, mas tente misturar o mais natural possível. 

Finalmente, vamos incluir um pouco de música para dirigir o clima da cena, o que passa em sua própria pista também. Ao contrário das outras faixas de áudio, o volume de faixa de música pode subir e descer de acordo com o humor, a ação ou diálogo da produção.

SURROUND POR SOM:
Até agora, fizemos tudo, mas na verdade se misturam, mas isso está prestes a mudar. Cada aplicação de edição de vídeo e DAW ( Digital Audio Workstation ) abordam mixagens em surrond diferentes, mas a maioria compartilham uma ferramenta comum: o som surround panner ou encoder. Esta ferramenta geralmente se parece com um círculo com marcadores para cada alto-falante em um sistema surround 5.1. Seu trabalho é selecionar as faixas de áudio e colocá-los onde quiser no campo surround. Enquanto a maioria da mixagem  surround é estática - os locais fixos - você também pode automatizar a mixagem, permitindo os sons para voar a partir de frente para trás, ou mesmo em um círculo ao redor da sala.

Para este artigo, vamos ficar com uma mistura estática simples e começar por colocar a faixa de diálogo no alto-falante central. Se isso soa um pouco estéreo, você pode mover a trilha de volta um pouco de incluir alguns dos alto-falantes dianteiros esquerdo e direito também. Em seguida, coloque os efeitos sonoros e gravações Foley onde eles ocorrem naturalmente, com base no ângulo da câmera. Se uma porta do carro bate no lado esquerdo da tela, ajustar o panner para refletir a localização; do mesmo modo para cada um dos outros efeitos. Nossa pista ambiente é estéreo, mas podemos usar o panner para espalhá-lo para os canais traseiros. Comece com uma localização no centro do círculo, e mova o controle para frente ou para trás para alcançar o equilíbrio correto para a cena. Use a mesma técnica para a faixa de música, mas manter a maior parte dos alto-falantes dianteiros, vazando em algum dos canais traseiros para preencher as coisas.

BALANCEANDO:
Obtendo a melhor mixagem natural de sonoridade, tem um monte de finessing. Com cada adição ao seu mix, cheque o balanço e faça os ajustes de volume, se necessário.  Em seguida,  voltar e ajustar o posicionamento envolvente até que você esteja satisfeito com os resultados. Você vai fazer os mesmos passos para cada cena em seu projeto. Sim, é um monte de trabalho, mas o resultado final é um vídeo com uma mixagem natural, equilibrado. Agora você sabe o segredo da mistura em som surround.

Bar Side: Diálogo é tudo
Recentemente, li uma entrevista com o ator / escritor / diretor George Clooney. Ele estava discutindo sua preferência para a gravação de diálogo real no set de Leatherheads.  A maioria de seus filmes contêm muito poucas peças de diálogo gravados em estúdio, e ele gosta desse jeito.  Ele e sua equipe foram a extremos para conseguir isso em Leatherheads . Há uma cena em que a discussão se dá em uma motocicleta em movimento. Para obter o registro da gravação, a equipe virou a moto em um veículo elétrico. Isto permitiu-lhes obter o diálogo que eles queriam e adicionar o simples barulho da moto na pós-produção.



Texto: Hal Robertson - produtor de mídia digital e consultor de tecnologia.
Tradução e adaptação: João Pires - produtor de audio e video, midia digital e sound designer 
Fonte: Videomaker.

Nenhum comentário:

Postar um comentário