sexta-feira, 13 de setembro de 2013

OS QUATRO MICROFONES PADRÕES

OS QUATRO MICROFONES PADRÕES
Por  Chuck Peters.

OS QUATRO MICROFONES padrões de captação que cada cinegrafista deve conhecer.


Apesar de todos os microfones serem essencialmente para captar áudio, eles não captam todos os áudios da mesma maneira. Vários tipos de microfones são projetados para usos específicos.
Microfones, todos podem parecer muito bonitos e mesmo para o cinegrafista não iniciante. Todos eles permitem  você gravar áudio, certo? Você realmente vai precisar mais do que um?
Conhecer os pontos fortes e fracos de cada tipo de microfone vai ajudar o profissional  experiente a escolher o microfone certo para cada trabalho.  Uma grande parte disso é uma simples compreensão dos quatro padrões de captação mais comuns utilizados pela maioria dos microfones e como eles afetam a sua qualidade de som.

1 - omnidirecional
Omnis são burros de carga multiuso. Eles captam áudio em um padrão circular,  que lhes permite capturar o áudio em todas as direções (frente, para os lados e atrás do microfone).  A maioria de todos os microfones embutidos em cameras são microfones omnidirecionais.  É por isso que os operadores de câmaras de vídeo comuns ouvem tão claramente em suas gravações.

2 - Cardióide / Hypercardóide
Maioria dos microfones portáteis usam padrões de captação cardióide ou hypercardióide   gravam as ondas sonoras  principalmente na direção em que o microfone está apontado e para os lados em um padrão na forma de coração, sem rejeitar completamente o som vindo de trás do microfone. Mics cardióides geralmente capturam áudio em uma área mais arredondada na frente do microfone, enquanto que, hypercardióides oferece uma gama mais alongada de sensibilidade e suprime mais som dos lados do que os seus primos cardióides .

3 - Bidirecional
Se você precisa gravar áudio claro por os lados de seu microfone, mas quer suprimir o som vindo de cima e de baixo, um microfone bidirecional é a escolha a fazer. Mics deste tipo podem ser posicionados sobre uma mesa entre dois entrevistados e são muitas vezes utilizados por artistas que gravam música rock e talento vocal em cabines vocais.

4 - unidirecional
A maioria dos microfones shotgun são altamente de audio direcional e registra apenas no sentido do qual o microfone está apontado. Eles normalmente são montados em varas longas (boom) e mantido por cima da cabeça das pessoas, fora da parte visível do quadro. O padrão do captador longo e estreito  dos unis torna o microfone de escolha para os produtores de filmes ou programas que empregam o diálogo entre atores. Estes mics  oferecem boa gama de variedade , e rejeita áudio ambiente indesejado.

Quando você comprar seu próximo microfone (ou microfones ), lembre-se de prestar atenção ao seu padrão de captação. A forma e a aparência do microfone nem sempre é um bom indicador do padrão de captação e performance. A melhor maneira de saber o que você está recebendo e encontrar o que você precisa é fazer uma pequena pesquisa sobre o número do modelo. Observe sempre os campos de padrão de captação e em sites do fabricante. 

Chuck Peters é um premiado escritor e produtor de 3 Emmy . Atualmente é vice-presidente de Produção da KIDMO / Rivet Productions.
Fonte: Videomaker.

Nenhum comentário:

Postar um comentário